Uma corda (ou cabo) é um equipamento “multitarefa” e muito útil. Por isso recomendamos sempre levá-la consigo em qualquer trilha ou passeio em ambientes com poucos recursos.
Definição de cabos
Feixe de fios ou fibras entrelaçados ou retorcidas proporcionando um diâmetro resistente a uma pressão e resistência pré-determinados. Eles podem ser de fibra natural (algodão, sisal, cânhamo, rabo de cavalo, teia de aranha e etc). Os sintéticos poder ser de polipropileno, polietileno e poliamida, popularmente chamado de nylon. A diferença entre cabo natural e o sintético está em sua utilidade, confiabilidade, armazenamento e durabilidade, porem os cabos sintéticas são mais utilizados.
Sobre a elasticidade, são divididos em várias classificações, porem podemos simplificar em 2 formas básicas, o cabo estático e o cabo dinâmico ou e elástico.
Cabos Estáticos:
Sua elasticidade deve ser mínima, usados para fazer rapel, travessia e etc, a elasticidade representa um perigo eminente, pois pode provocar efeito (io-io), sobe e desce sem controle.
Cabos Dinâmicos:
Os cabos dinâmicos são fabricados de acordo com as normas internacionais de segurança e de acordo com seu uso e finalidade, sua elasticidade pode variar. No caso de salvamento e segurança, ela é usada onde sua elasticidade é útil, como a segurança em uma escalada, onde se pode subir 10 metros e cair 20 metros antes de ficar dependurado, por exemplo. Neste caso, a corda deve fazer o papel de amortecedor para diminuir o impacto no corpo.
Visite a seção do EAGS e faça parte do nosso time! Clique aqui!