Facão Suçuarana I

Logo_gif

FS – I FACÃO SUÇUARANA

O FS – I Facão Suçuarana, foi criado com o objetivo de se tornar mais um símbolo importante dentro do Grupo Suçuarana e servir como uma ferramenta facaoutilitária no dia-a-dia de atividades dos Voluntários desta entidade, ajudando os mesmos a Preservar a Natureza e Salvar Vidas! Esta poderosa ferramenta foi desenvolvida em parceria com um dos maiores Cuteleiros do Brasil e do Mundo, o Sr. Ricardo Vilar, proprietário da empresa R. VILAR CUTELARIA LTDA, sendo o atual fabricante do facão dos “Guerreiros de Selva” formados pelo CIGS do Exército Brasileiro, entre outros modelos.

O desenvolvimento desta ferramenta foi feito em conjunto com o voluntário do GRUPO SUÇUARANA, Onça – 001 Ventura, um dos fundadores desta entidade. O mesmo contribuiu com as suas experiências vivenciadas em operações e resgates na selva Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, regiões montanhosas e áreas urbanas.
A versatilidade dessa ferramenta extraordinária, vai desde abrir a fuselagem de um avião sinistrado, cortar a lataria de um carro, abrir portas/janelas de uma casa ou ajudar uma pessoa perdida no interior da selva a se manter viva até a chegada do resgate.
O Facão Suçuarana possuí 35 cm de lâmina (12” polegadas ), tendo o comprimento total de 46 cm (18 ½” polegadas), confeccionado em aço carbono de 3mm de espessura.
A lâmina é mais larga na parte frontal, proporcionando um balanço muito confortável ao seu usuário, fazendo com que o mesmo tenha a mesma performance de uma lâmina com pelo menos 10 centimetros maior.
No primeiro terço da lâmina, o dorso possuí um formato convexo bem resistente e um fio de corte secundário, visando preservar o fio do corte principal. Este formato facilita o seu emprego em situações de pequenos arrombamentos, perfurações, torções, cavar, cortes de raízes e/ou pequenos galhos e colher frutos de árvores diversas.

Na lâmina, existe um sulco transversal situando entre o fio e o dorso da mesma, que serve para dar maior resistência mecânica e servindo como apoio para uma empunhadura feita pelo dorso do facão. Pegando-se desta forma, em conjunto com o apoio do dedo no dorso, possibilita-se vários trabalhos delicados com a ponta da lâmina do facão. O dorso da lâmina é bastante resistente, podendo ser usado para bater como se fosse um martelo.

Entre a lâmina e o cabo existe uma guarda metálica com 5 mm de espessura, servindo para proteger a mão do usuário do facão, a mesma possuí dois furos que podem ser usados para entortar arames de pequenos diâmetros, utilizando-se de um cordolete fino, pode-se prender o facão a mão do usuário por segurança ou amarrá-lo a uma pequena vara, tornando-se uma pá, picareta, picador ou foice improvisada.

O cabo de tamanho generoso permite uma empunhadura muito confortável, desenhado de forma ergonômica permite o uso mesmo que o usuário esteja de luvas.  Aliado a isto,  o cabo é levemente inclinado na descendente em relação ao dorso, o que auxilia e amplia a potência do golpe desferido pelo usuário, que poderá usar o facão por um longo período  de tempo sem cansar-se rapidamente.
No final do cabo, existe uma ponta metálica (pomo) com um furo e o formato de chave de fenda, a mesma é bastante resistente e pode ser utilizada para quebrar, triturar ou furar frutos com cascas grossas e resistentes, pequenas aberturas como alavanca improvisada, parafusar e desparafusar e perfurar lataria/ alvenária/madeira/plástico/vidro, etc. O furo pode ser usado para entortar arames e/ou vergalhões de pequenos diâmetros ou prender o facão a mão por um cordolete fino.

Sua lâmina negra é resultante de uma resistente cobertura eletrolítica, além de propiciar resistência a lâmina contra corrosões, faz contraste com as talas do cabo em Celeron Industrial, um composto  de resina fenólica e lona, presas por rebites tubulares de latão. Estes tubos são passantes, para poder amarrar o facão a uma vara, visando usá-lo   para coletar frutos na selva ou confecção de uma lança/azagaia para defesa, caça ou pesca.
A portabilidade do facão também não foi esquecida, acompanha o mesmo uma bainha bem reforçada de couro legitimo com 3 mm de espessura e costuras resistentes.

DADOS TÉCNICOS DO FS – I FACÃO SUÇUARANA

facao_gs

  • Cuteleiro responsável pela fabricação: Sr. Ricardo Augusto Ferreira Vilar
  • Responsável pelo Projeto: Sr. Celso Roberto Ventura – Voluntário do Grupo Suçuarana
  • Lâmina: Aço temperado SAE 1070, tendo o brasão do Grupo Suçuarana gravado no lado esquerdo da mesa 
  • Espessura da lâmina: 3 mm
  • Comprimento da lâmina: 350 mm (12”)
  • Comprimento total: 460 mm (18” ½”)
  • Cabo: Talas de Celeron industrial com rebites tubulares, com extrema resistência mecânica e a agressão de produtos químicos
  • Acabamento: Preto, pintura eletrostática por imersão
  • Peso total: 570 gr
  • Bainha: Cor marrom, super resistente, confeccionada em couro legítimo, tendo o brasão do Grupo Suçuarana gravado na parte frontal da mesma.

Comments are closed.